Criação

Pra quem é novo a fazer criação de aves, um animal simple e que não é muito complicado de criar é o mandarim.
Basta por o que é necessario, não necessita de vitaminas, remedios, apenas o essencial.
O macho constrói o ninho, as fêmeas colocam de 3 a 8 ovos, que poderão eclodir após 15 dias. Os pais revezam o choco. Aos 21 dias os filhotes já estão prontos para deixar o ninho e com 4 semanas de idade já podem se alimentar sozinhos.
Os Mandarins são bons pais, não abandonam o ninho e defendem muito seus filhotes. Após 11 a 12 semanas de vida as fêmeas já estão prontas para reproduzir, porém não é aconselhável o acasalamento antes dos 6 meses de idade.
Estes pequenos pássaros que podem viver até 15 anos, atingem 9 cm de comprimento e devem ser mantidos em duplas ou em bando.

104 comentários:

  1. Me pode dizer se o manderim macho p+ode acasalar com outra especie e qual sem ser a manderim femea?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pode sim geralmente tem criadores que usam fêmea de:coleiro,tizil,bigodinho,curió e o manon.

      Eliminar
    2. boa noite é eu tenho um casal de mandarim,teve a 1º postura e agora a segunda mais quanto em quanto devo colocar para reproduzir novamente ??
      para o descanso da femea

      Eliminar
  2. bom dia
    ela botou o primeiro ovinho dia 28/07 e 30/07 o segundo 02/08 o terceiro 04/08 o quarto e 06/08 o quinto, e nada até agora, tenho que tira-los ou aguardo mais.

    ResponderEliminar
  3. Mario Ribeiro sou criador de mandarins e sim pode com o diamante de bichenov , diamante babete e amarante do senegal. Boa sorte com suas aves.

    ResponderEliminar
  4. Marcio Bozzi foi a primeira vez que ele tiveram ovos juntos ? Se sim e normal a 1 criacao issu pode acontecer. Mas mesmos casais que ja tiveram criacoes as vezes adontece mas tente outra vez e tenha paciencia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi tenho um casal de mandarim gostaria de saber pq possa da proa filhotes asim que nasce????

      Eliminar
  5. boas , eu começei a criar mandarins tenho 4 , 2 machos , 2 femeas , fiz um viveiro um grande gaiolao , era um armario mas tirei as portas e meti rede ficou de mais , meti 1 ninho no canto de deima de tudo da gaiola meti um no chao e meti um do outro lado 3 ninhos , os 4 estao juntos , nao tem mal para fazer criaçao os 4 estarem juntos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. agora por quê você não bota 1 casal de manon,pois,era só você pegar os ovos do mandarim com uma luva,mas bota u manon em uma gaiola criadeira com 1 ninho e bota os ovos pra manon chocar, pois,os manon são usados como amas secas,ou seja qualquer ovo que você botar no ninho do manon ele chocará..

      Eliminar
    2. eu botei um ovo de curió e o meu
      manon chocou

      Eliminar
    3. olá tenho um manon macho e um madarim femea tem como eles produzir

      Eliminar
  6. os meus 4 mandarins 2 femea 2 macho , eles metem se a meio da gaiola no poleiro os 4 depois começam a fazer tipo corridas 1 boa para cima do ninho volta ao poleiro voa para o outro ninho e volta ao poleiro dps sai outro e faz igual e sempre assim , parecem estar muito contentes , eles para dormir dormem no topo do gaiolao em cima do ninho de palha dormem os 4 juntos.

    eu meto 1 pouco de maça eles praticamente "matamse " uns aos outros para irem comer a maça ,adoram maça.

    Ja os tenho a 1 semana mas ainda nem 1 ovo meteram e nao os vejo a irem para dentro do ninho nao sei o que se passa , devo aguardar mais tempo?

    reparei que tinha fibra de coco no chao e apareceu em cima do ninho de palha , parece k ta a tentar contruir o ninho mas em cima do ninho de palha o que e algo estranho

    ResponderEliminar
  7. oi tenho um casal de mandarins que tiveram um filhote, que ja tem para ai 1 mês, o que acontece e que agora os pais não deixam o pequenino entrar no ninho. tentei colocar outro ninho mas mesmo assim eles não deixam pois separaram-se e fica um em cada ninho só para o filho não poder la dormir e se ele insistir é atacado pelos 2 ! Será que me podes ajudar? Não sei o que fazer ,devo separa-los ?? eu sempre ouvi dizer que os mandarins são pássaros sociais e que se os separar-mos ele podem morrer??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se ele tiver coberto de penas,todo formado você bota em uma gaiola separada e da papinha pra ele se ele tiver comendo sozinho você da comida normal

      Eliminar
  8. Ola boa noite .eu tenho um casal de mandarins deste ano. Poderei junta los com um diamante gould? ?e eles podem acasalar na mesma? ?

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde tenho um casal de mandarins e já tiveram crias mas o macho tiras do ninho e morrem!! O que se pode fazer?

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pelo Blog, gostaria de tirar uma dúvida, meu casal de Mandarim botou seu primeiro ovo, queria saber se eles dormirem no ninho antes de iniciarem a choca não vai perder os primeiros ovos, por aquecerem a noite e esfriarem durante o dia? Outra dúvida é se posso colocar ovos de cabeça preta pra ela chocar?

    ResponderEliminar
  11. Boa noite tenho um casal de mandarins sao irmaos podem acasalar na mesma?obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acasalam mas não deviam, troque um por alguem que também tenha,porque os folhotes nasceram comproblemas geneticos....tive um que nasceu com duas cabeças e outro com as patas deformadas.

      Eliminar
  12. Ganhei um casal de mandarim e estou apaixonada 😍😍

    ResponderEliminar
  13. Ola amigo, tenho um viveiro meus mandarins estão na primeira postura, 4 filhotes oq posso colocar no pote de alimentação para que os pais deem aos filhotes? somente farinhada ou algo mais? Obrigado

    ResponderEliminar
  14. Boas. Sou novo nisto tanho um casal de mandarins á 5 dias e já tanho um ovo axu
    que vou num bom caminho não???

    ResponderEliminar
  15. Boas. Sou novo nisto tanho um casal de mandarins á 5 dias e já tanho um ovo axu
    que vou num bom caminho não???

    ResponderEliminar
  16. Tenho 4 casais de mandarins dentro de uma gaiola de 50cm e com 4 ninhos mas eles já fizeram os ninhos mas a mais de um mês que os tenho é nada o que posso fazer?? Separa los??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que separar para uma gaiola grande aí eles não tem largura para se reprodução

      Eliminar
  17. Tenho um casal de mandarim... Comprei eles há 1 mês e meio... Segundo o cara do pet shop, eles eram filhotes....
    Comprei aquele ninho de palha, em formato de meia bola ( como se fosse uma bola aberta), mais msm por causa do frio. E ia comprar um ninho fechado mais pra frente, pra eles procriarem...
    Ontem a fêmea passou o dia todo dentro do ninho, não saiu nem pra comer, até as sementinhas o macho levava pra ela.
    Vim hj pra casa da minha mãe, e não olhei no ninho, pra ela não se assustar.
    Como a gaiola está no alto, só troquei a semente, a água e lavei a bandeja.
    Meu marido acabou de me ligar, falou q ela colocou 5 ovos.Daqui uns dias verei se está galado... Tem problema se eu trocar o ninho? Comprar um fechadinho? Tem perigo se deixar nesse meia bola? Acho tão desprotegido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem sim depois de eles porém os ovos não deve mexer nem trocar de lugar

      Eliminar
  18. Apanhei um macho vadio coisa que não se vê muito juntei uma das minha fêmeas meu espanto que passado 3 dias ela já tinha ovo

    ResponderEliminar
  19. Olá tenho um casal de mandarins aa fêmea botou um ovo no outro dia bebeu o ovo e faz os 6 dias e naum botou mas nenhum ovo isso é normal. O que tenho que fazer. Parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  20. Olá tenho um casal de mandarins ela botou um ovo ee no outro dia quebrou e bebeu e naum botou mas nenhum ovo isso é normal o que tenho que fazer. Parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  21. Olá tenho um casal de mandarins ela botou um ovo ee no outro dia quebrou e bebeu e naum botou mas nenhum ovo isso é normal o que tenho que fazer. Parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde tive crias de mandarim casal, acontece k a fêmea tem um bico muito comprido, sera normal? O k fazer?

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde tive crias de mandarim casal, acontece k a fêmea tem um bico muito comprido, sera normal? O k fazer?

    ResponderEliminar
  24. Tenho um mandarinho macho e duas femea coloquei capinho e algodao no outro dia nao tinha nenhum capinho no fundo da gaiola e o macho fica colocando o capinho envolta do ninho oque sera voces podem me ajudar

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde,meu casal de mandarim começou a botar hj tirei o ovo e coloquei o de plastico quero q nascem tds juntos,fiz bem?

    ResponderEliminar
  26. Posso criar calafate,mandarim,e manom no mesmo viveiro? Medidas do viveiro comp.2,5m X larg.1,5m X Alt.1,80m

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde, tenho um casal de mandarins e a fêmea está a mandar os ovos para o chão.O q devo eu fazer?

    ResponderEliminar
  28. Boa noite. Tenho dois casais de mandarim. Melhor deixa -los em gaiolas separadas ou junta-los num viveiro? Gostaria que se reproduzissem!

    ResponderEliminar
  29. Boa tarde,tenho um casal com 3 ovos no ninho,mas ao que li nestas informações normalmente ao fim de 15 nascem os filhotes.acontece que estes ovos já estão no ninho há 20 dias mais aumenos.. Será que alguém me pode aconselhar o melhor a fazer.. Obrigado.

    ResponderEliminar
  30. Por que mês eles começam a criar?

    ResponderEliminar
  31. Tenho um casal de mandarim e a fêmea bota cinco ovos, mas começa a chocar daí começa a bater no macho, até tenho que separar senão mata, daí ela abandona p ninho com os ovós, o que faço?

    ResponderEliminar
  32. Tenho um casal de mandarim e a fêmea bota cinco ovos, mas começa a chocar daí começa a bater no macho, até tenho que separar senão mata, daí ela abandona p ninho com os ovós, o que faço?

    ResponderEliminar
  33. Tenho um casal de mandarim e a fêmea bota cinco ovos, mas começa a chocar daí começa a bater no macho, até tenho que separar senão mata, daí ela abandona p ninho com os ovós, o que faço?

    ResponderEliminar
  34. Bom dia, eu queria saber se posso colocar um macho e três fêmeas, ou sempre tem que ser em casal ?

    ResponderEliminar
  35. Bom dia, eu queria saber se posso colocar um macho e três fêmeas, ou sempre tem que ser em casal ?

    ResponderEliminar
  36. Meu casal de mandarins chocaram um filhote mas meteu o para fora do ninho apanhei o da gaiola e meti no ninho e voltou a jogar fora. Agora tou tentando cria lo mas é tão pequeno pois nasceu hoje

    ResponderEliminar
  37. Meu casal de mandarins chocaram um filhote mas meteu o para fora do ninho apanhei o da gaiola e meti no ninho e voltou a jogar fora. Agora tou tentando cria lo mas é tão pequeno pois nasceu hoje

    ResponderEliminar
  38. Boa tarde a minha femea colocou un ovo so que nao estava no ninho que e em forma de bola estava bem ña porta e eu empurei com una faca pra dentro do ninho será que tem algún problema?

    ResponderEliminar
  39. Sou criador de mandarins a cerca de 2 semanas e comprei um ninho ja feito nao sei se da podem me responder.e outra pergunta sera que da pra notar a idade nos passaros.obg

    ResponderEliminar
  40. Sou criador de mandarins a cerca de 2 semanas e comprei um ninho ja feito nao sei se da podem me responder.e outra pergunta sera que da pra notar a idade nos passaros.obg

    ResponderEliminar
  41. Como saber se os manderins tao pa por ovo ? Tenho 3 casais e 3 ninhos debdro do viveiro meti la fios eles ja contruirao ninhos nos 3 como saber se elas tao para botar? Aguardo resposta obrigado

    ResponderEliminar
  42. Como saber se os manderins tao pa por ovo ? Tenho 3 casais e 3 ninhos debdro do viveiro meti la fios eles ja contruirao ninhos nos 3 como saber se elas tao para botar? Aguardo resposta obrigado

    ResponderEliminar
  43. Gostaria de saber qual modelo de ninho ideal para mandarim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, vc pode usar os ninhos em forma d taça (tipo os usados pra canário), ou ninhos d caixa (tipo os d pisitasidios).

      Eliminar
  44. Meu mandarim cruza bota ovvo mas está brigando muito depois da cruza tenho que separar?

    ResponderEliminar
  45. Nathan, Boa Noite.
    Minha mandarim colcou 1 ovo ja tem uma semana e ainda não colocou os demais. O que pode ser? Deficiencia de alguma vitamina,cálcio ou minerais?

    ResponderEliminar
  46. Bom dia! Tenho um casal de mandarim que procriaram normalmente 6 ovos no total mais quando os filhotes iam nascendo eles iam bicando e matando não sei o que ouve! O viveiro é grande tinha cálcio pra eles, o ninho eles prepararam delicadamente. Me ajudem por favor.

    ResponderEliminar
  47. Tenho um casal de mandarim que não choca os ovinhos. Dormem no poleiro e não chocam. O que eu faço?

    ResponderEliminar
  48. Boa noite tenho uma duvida a femia do meu casalzinho. Ponhe o ovos e depois come oq devo fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá a partida é falta de cálcio meta aquelas pedrinhas de cálcio ou casca de ovo seca e muita é uma boa fonte de cálcio.

      Eliminar
  49. Tem mais gostaria de saber se posso troca o tipo. De ninho. Deles porem ela ja tinha posto. No outro ninho. Posso trocar por outro

    ResponderEliminar
  50. Ola eu tinha um casal de mandarim e a fêmea morreu hoje será que o macho esta depressivo, já tenho que compra outra fêmea o que faço, ela já tentou fazer ninhada 4 vezes e não deu em nada, do que será que ela morreu?

    ResponderEliminar
  51. Tenho um casal de mandarins, agora criaram, os pequenotes nasceram no inicio deste mes e já andam fora do ninho a voar.
    Já são independentes? São todos cinza claros com uma linha preta perto do bico, quem é fêmea? como distingo?
    Obrigados e bem hajam

    ResponderEliminar
  52. Boa tarde eu tenho um casal de mandarins e já tem ovos o numero não sei porque tenho um ninho tipo casulo o que se passa é o seguinte eles andam á bicada um com o outro e pergunto é normal esta guerra entre eles ??? Aguardo a melhor resposta
    Carlos Barata
    Madeira

    ResponderEliminar
  53. Bom dia minha fêmea de mandarin colocou o primeiro ovo dia 30/10 e até agora não colocou mais nenhum e parece que já está chocando isso é normal

    ResponderEliminar
  54. Olá.Bom dia.Meu mandarim cruza bota ovo, mas está brigando muito depois da cruza tenho que separar? Oque fazer?

    ResponderEliminar
  55. Boa noite,tenho um casal de mandarins que meteu ovos e à um mês atrás nasceu um, ele ainda não come e está com os pais mas a femea ja voltou a por ovos. Agora está a fêmea a chocar os ovos e quando sai vai para la o filho. À noite fica sempre a fêmea e o filho a dormir no ninho dos ovos e o macho nunca consegue ir ao ninho porque está la o filho. Alguém me sabe dizer se é normal? Ou devo separar o filho dos pais?

    ResponderEliminar
  56. Posso ter dois mandarins machos juntos??

    ResponderEliminar
  57. Eu tenho um casal de mandarins.hoje o majo começou a arrancar penas á femia .
    Eu separei os dois mas agora a femia não quer ir para o ninho e sente falta do majo .tem alguma coisa a ver com a reprodução ? Ajuda me .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que por pausinhos para eles fazerem o ninho quando o macho não tem esses pausinhos ele arranca penas da femia

      Eliminar
  58. Eu tinha um macho e agora coloquei uma fêmea
    Mas eles ja estao juntos a 1 mês e ainda nao botou é normal?
    Ou eles gastam mais tempo ora reproduzir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As vezes é questão de preparo do ninho ou seja, vc tem que ver se vc está seguindo corretamente a regra para que eles possam reproduzir.
      Tipo de pinheira, alimentação, ambiente e etc...

      Eliminar
  59. Tenho 2 mandarins femea e elas botam ovos, isso é normal, é possivel femeas sem macho botarem ovos?

    ResponderEliminar
  60. Boa tarde Tenho um casal de mandarim porém tem dois ovos mais Às vezes aparecem no chão fora do ninho é normal eles jogarem o ovo fora do ninho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Geralmente são ovos não galados, que passou do tempo de eclosão.

      Eliminar
  61. Olá em que meses do ano os mandarins podem acasalar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles reproduzem o ano todo, seguindo direitinho as regras de cuidado.

      Eliminar
  62. Oi eu tenho um mandarim macho e hoje eu ganhei um mandarim fêmea tem problema se eu já colocar eles junto

    ResponderEliminar
  63. Posso tocar no ovo para por no ninho ela colocou o ovo no pote de comoda. Aí posso por no ninho?

    ResponderEliminar
  64. Amigo,quero tirar uma dúvida, minha fêmea de mandarim morreu, ela tinha colocado um ovo, o macho está no ninho porém observo que que só a noite ele é mais frequente no ninho.
    Coloquei outra fêmea é observo que ela no entra no ninho.
    Ela ainda poderá chocar esse ovo que não é dela?
    O macho consiguirar chocar sozinho esse ovo?
    Ah, observei também que essa fêmea que comprei por último está cheia é o criador anterior me informou que ela havia colocado um ovo.
    É agora?
    O que faço?
    Deixo a fêmea junta com o macho que esta chocando o ovo da fêmea que morreu se é que ele tá chocando.
    Retiro o ovo e troco o ninho para a outra fêmea por os ovos dela?
    Ou retiro a fêmea e deixo o macho sozinho com o ovo?

    ResponderEliminar
  65. Tenho um mandarin macho e um manon fêmea eles podem cruzar?

    ResponderEliminar
  66. A mandarim fêmea demora quantos dias para botar o primeiro ovo depois do cruzamento?

    ResponderEliminar
  67. Boa tarde,
    Pela segunda vez, após 2 semans de colocar ovo e chocarem , eles começam colocar os ovos fora.
    Qual motivo seria?

    ResponderEliminar
  68. Tenho casal de mandarim que coloca os ovos e eles somem do ninho.
    Nesta ultima postura colocou 2 ovos, um encontrei no fundo da gaiola o outro sumiu do ninho.
    Coloquei uma tela fina ao redor da gaiola e mesmo assim isso ocorreu.

    ResponderEliminar
  69. Bom dia. Nossa mandarim fêmea estava com as peninhas abertas e inchadinho. Dois dias depois ela morreu e tava chocando. Qual seria a causa da morte?

    ResponderEliminar
  70. Olá, o meu passarinho botou o primeiro ovo hoje, devo tira-lo do ninho até botar todos, e coloca-los no final???

    ResponderEliminar
  71. Tenho 2 casal mais ele não reproduzi qual será o motivo?

    ResponderEliminar
  72. Tenho um casal de mandarim que esta com dois filhotes no ninho. O macho hoje depois de dias não deixa a femea entrar no ninho e bate nela. O que ta acontecendo? O que devo fazer?

    ResponderEliminar
  73. Boa tarde.
    Tenho um casal de mandarim que estão com filhotes. Hoje o macho não deixou a fenea entrar no ninho e bate nela. O que está acontecendo? O que devo fazer?

    ResponderEliminar
  74. Tenho um casal de mandarim, porém a fêmea faleceu hoje, já estava a bastante tempo doentinha. Ele está muito triste, não vai nem no ninho pq ela não está mais lá com ele. Fica só no poleiro, não dorme. Estamos dando bastante atenção , mas já nao sei mais o que fazer pra tentar alegrar ele . Alguma ajuda ? Obg

    ResponderEliminar
  75. Quando a minha primeira fêmea morreu o meu macho tb ficou meio abatido entretanto ja tinha filhotes e resolvi comprar duas femeas ele escolheu logo uma para ele e continua sempre com ela ja tiveram varios filhotes

    ResponderEliminar
  76. Oi boa tarde comprei um casal ai estava com ovo ai nao sabiamos pegamos eles para eu leva para casa ai agora nao que entra no ninho

    ResponderEliminar
  77. Boa tarde
    tenho um casal de mandarins que pôs 3 ovos.
    Entretanto um ovo apareceu partido no chão da gaiola.
    Eles continuaram a chocar os outros dois ovos normalmente, revezando-se um ao outro no choco.
    A minha dúvida é a seguinte:
    Neste momento já passaram 14 dias desde o dia em que apareceu o terceiro ovo.
    Será que valerá a pena continuar a esperar e deixá-los continuar a chocar os dois ovos?
    Ou já não valerá a pena e devo acabar com o choco?
    obrigado

    ResponderEliminar
  78. TEnho um casal de mandarim e a primeira bota tiverao 4 ovos mas nao estavao galados e agora colocaro apena 1 ovo e esse galo e nasceu eu vi ele no ninho em meios as palhas do ninho mas apos 2 dias nao mas o vejo. Possa ter morrido ou ele possa tar escondido no meio das palhas? Nao quero mexer no ninho.estou em duvidas..pois sou iniciante no assunto

    ResponderEliminar
  79. TEnho um casal de mandarim e a primeira bota tiverao 4 ovos mas nao estavao galados e agora colocaro apena 1 ovo e esse galo e nasceu eu vi ele no ninho em meios as palhas do ninho mas apos 2 dias nao mas o vejo. Possa ter morrido ou ele possa tar escondido no meio das palhas? Nao quero mexer no ninho.estou em duvidas..pois sou iniciante no assunto. Me ajudem

    ResponderEliminar